Toyota Racing surpreende na Qualificação de Le Mans

Jun 15, 2012

A Toyota Racing vai partir na 24 Horas de Le Mans, naquela que será a primeira corrida, da impressionante terceira e quinta posição na grelha de partida, resultado alcançado no final das sessões de qualificação no circuito de La Sarthe, que decorreu na noite de quinta-feira.

Na segunda tarde de tempos cronometrados, a equipa do TS030 HYBRID entrou para a pista, que se apresentava quente e seca, para a primeira de duas sessões de qualificação de 120 minutos.

Os pilotos esforçaram-se e rapidamente melhoraram o seu tempo da sessão de quarta-feira tendo contado com as melhorias no afinamento do carro e com boas condições de pista.

Mais uma vez, ambos os carros TS030 HYBRID terminaram a sessão no top seis, com o nº8 de Stéphane Sarrazin, Anthony Davidson e Sébastien Buemi na quarta posição, enquanto o nº 7 de Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima, alcançou a sexta posição.

Entre as sessões foi necessário proceder a reparações a ambos os carros para corrigir problemas elétricos, mas a equipa estava preparada e contou com tempo suficiente para preparar a última e decisiva sessão.

Essa qualificação foi interrompida por uma bandeira vermelha quando a sessão ia a meio, impondo um final aparatoso, onde Anthony e Kazuki guardaram o seu melhor para o fim com as últimas voltas rápidas em estilo dramático.

A 80ª edição da prova 24 Horas de Le Man só ficou com a grelha de Sábado concluída depois da meia-noite, com as posições a serem definidas com os melhores tempos das três sessões de qualificações.

Anthony colocou o carro nº8 na terceira posição da grelha – com apenas 1,055 segundos atrás da pole position – tendo o outro TS030 HYBRID alcançado a quinta posição pela mão de Kazuki.

A prova, que será oficialmente aberta pelo vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Takeshi Uchiyamada – um mentor dos hibridos responsável pelo Toyota Prius –, vai começar Sábado, às 15.00 horas locais.

Presidente da Equipa, Yoshiaki Kinoshita: “Estou muito orgulhoso de toda a equipa; da Toyota Motorsport GmbH na Colónia, da Motor Sport Division em Higashifuji e da Toyota Motor Corporation Hybrid Department. Todos trabalharam tão afincadamente para conseguir chegar até aqui atravessando muitos desafios; mas esforçamo-nos mesmo para cá chegar e sem dúvida valeu a pena. Dois carros no top cinco é de facto um feito notável para esta equipa na primeira participação nesta prova, e só após o terceiro dia na pista em Le Mans. Agora estamos anciosos pela corrida, onde esperamos uma dura mas entusiasmante competição. Felicitamos a Audi pela dura luta pela pole position, o que salienta a dificuldade que teremos para os bater em prova.”

TS030 HYBRID nº7 (Alex Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima)
Qualificação 2: 6º (3mins 26.502segs), 21 voltas
Qualificação 3: 4º (3mins 25.488segs) 28 voltas
Posição: 5ª

Kazuki Nakajima: “Foi uma experiência fantástica para mim que tive a oportunidade de correr ao ataque com novos pneus. Tive um bom momento e desfrutei mesmo, não obstante o trânsito. Mas sabiamos que haveria menos carros em pista no final à medida que recolhessem às Box. A nossa estratégia foi mesmo boa; Apanhei apenas um carro no último setor e só perdi um pouco de tempo. Foi magnífico assistir ao Anthony alcançar o top três, assim como ambos os TS030 HYBRIDs no top seis na nossa primeira corrida. Penso que poderemos ter uma boa corrida amanhã e estou esperançado que terminaremos sem problemas. Um grande agradecimento para toda a equipa porque atravessamos momentos difíceis para cá chegar. Tivemos uns problemas entre as sessões de classificação mas voltámos à pista para lutar forte com a Audi. Foi grande, muito grande o esfoço da equipa.”

TS030 HYBRID nº8 (Stéphane Sarrazin, Anthony Davidson, Sébastien Buemi)
Qualificação 2: 4º (3mins 26.151segs), 23 voltas
Qualifying 3: 2º (3mins 24.842segs) 28 voltas
Posição: 3º

Anthony Davidson: “Depois desta sessão de qualificação, senti que tirámos quase tudo o que nos seria possível do carro. Realizei uma boa volta e penso que podemos ficar satisfeitos com este feito. Ainda tenho pouca experiência com o TS030 HYBRID e tenho rodado cada vez mais rápido; o carro está bem equilibrado e sinto-me muito à vontade com ele. Estou com muita expectativa para a corrida, para ver o que poderemos alcançar; espero que possamos ter um carro fiável. Penso que conseguimos surpreender algumas pessoas ao termos estado próximo da pole position e atualmente penso que temos um carro de corrida melhor do que um carro para qualificações. Le Mans é uma corrida muito exigente, pelo que se não tivermos problemas, se tudo correr bem, poderemos chegar ao pódio.”

    Deixar Resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


    *

    Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>