Ralis – Breves 6

Out 14, 2012

— Jari-Matti Latvala é dado como certo na VW. Latvala terá já assinado pela VW para acompanhar Ogier. A confirmar-se veremos como é que estes dois pilotos, seguramente dos mais rápidos do Mundial, se vão “dar” juntos. Sendo Latvala o último a chagar à equipa alemã e sabendo do ego grande de Ogier, ou o finlandês é forte em todos os sentidos ou esta terá sido uma má aposta, até porque na Ford, Latvala era claramente o primeiro piloto e tinha a equipa toda à sua mercê.

– Caso se confirme a ida de Latvala para a VW, algo que alguns consideram uma “traição” perante quem o ajudou desde o início da sua carreira, Malcom Wilson e a Ford, estes ficarão algo “descalços”, sendo que o já veterano Petter Solberg deverá assegurar a renovação, faltando saber quem o irá acompanhar, sendo que Ostberg, Novikov e Tanak serão aqueles que estarão mais à frente para o “check-in”!

– A Skoda deverá ter um ano 2013 muito pacato, já que não tem previstas grandes participações, dedicando o ano ao desenvolvimento do Skoda Fabia R5. Assim a participação no “novo” Europeu de Ralis, pelo menos a nível oficial, estará posta de parte. Kopecky, piloto da casa, ainda deverá arranjar qualquer programa mesmo que em bases semi-privadas. Hanninen, a quem os anos também já começam a pesar, deverá estar numa difícil encruzilhada, já que a sua experiência de WRC’s é quase nula.

– Também a Skoda UK deverá parar em 2013, até porque Mikkelsen é apontado a um terceiro VW Polo WRC, pelo que Kris Meeke, apontado para a equipa, deverá ficar mais uma vez apeado, a não ser que consiga outro projecto. Meeke é dos pilotos que é uma pena estar parado. Porém nos dias de hoje, além dos pilotos verdadeiramente Top e de alguns jovens também eles Top, e que são em número muito reduzido como sabemos, quase só se consegue correr tendo uma “mala cheia”.

– A MINI/BMW acabou por confirmar que está mesmo fora dos ralis – em 2012 na prática já o esteve!  – pelo que a Prodrive e a MSI, a continuarem será sempre como privados, e aí lá está a concorrência aos pilotos “cheios de bagagem” é grande! Esperemos que os MINI possam continuar, até porque a diversidade dos carros nos ralis é sempre interessante.

– Fora do “novo” Europeu de Ralis deverá ficar o Vinho Madeira, que se arrisca a passar de uma das provas charneira do IRC/ERC para apenas uma prova do Regional. O exemplo sintomático de que muitas provas têm grandes plantéis e contam para determinados campeonatos apenas e só por terem orçamentos (quase) ilimitados. Quando o dinheiro se acaba, tudo cai na (triste) realidade.

– O IRC 2012 lá se vai arrastando num derradeiro ano que está a ser penoso . Desta vez em Itália, onde o campeonato local é forte, a prova ainda foi (minimamente) interessante de seguir, mas os pilotos Skoda estiveram longe de brilhar. Hanninen “plantou” o Fabia em cima dum telhado duma garagem e Kopecky não teve argumentos para um Bassso que esteve a grande nível. O IRC já tem morte anunciada, mas vendo esta época 2012 não irá deixar grandes saudades. Veremos mais tarde se o Eurosport irá tratar o “novo” ERC como verdadeiro Promotor ou apenas como prestador de serviços bem remunerado!

 

    Deixar Resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


    *

    Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>